Isaias: queima de dinheiro público é aceitável, fogueira não / Por Sérgio Jones*

A FOGUEIRA QUEIMANDO VAIDADES

A proibição de se comemorar o São João em Feira de Santana, manifesto desejo do Vereador evangélico, Isaias de Diogo (MDB), tem um caráter distinto do que ele tenta apresentar. O que está em jogo são outros interesses, nem sempre confessáveis.

É claro que as comemorações dos festejos juninos, em clima de pandemia, não implicam nas concentrações de uma grande massa humana como aconteciam em todos os anos que antecederam o covid-19. Estamos falando de se comemorar, quem assim o desejar, cada um em suas respectivas residências.

A preocupação que tenta demonstrar e que sua excelência alega ser de interesse em preservar a idoneidade física do cidadão feirense, é totalmente falsa.

O que o vereador visa atender são interesses de caráter religiosos. A festa é uma das mais queridas dos brasileiros e mais importante do calendário da Igreja Católica. E uma das principais para uma significativa parcela do povo brasileiro, principalmente daqueles residentes nas regiões norte, nordeste e centro oeste do Brasil.

O que está por trás dessa atitude, já que o seu grupo religioso demonstra ser contra a esse tipo de comemoração é atender unicamente o seu curral eleitoral, composto quase que exclusivamente por este segmento evangélico.

Ele está jogando para a plateia.

Como é do conhecimento de todos, religiosos ou não, trata-se uma guerra santa que há muitos tempo vem sendo travada, por parte de grupos evangélicos, tendo como objetivo obter a hegemonia religiosa no país.

Comportamento similar esse grupo também dispensa aos segmentos religiosos de origem afrodescendentes. Que constantemente vem sendo discriminados por parte de alguns evangélicos, com ameaças que a vezes se materializam através de atos de vandalismo que causam sérios danos físicos e até mesmo financeiros. Pelo simples fato de não professarem da mesmas crenças religiosas, praticadas pelos seus algozes.

O comportamento é típico de evangélicos xiitas, além de ser totalmente destituído de bom senso, é de caráter meramente oportunista. Para muitos dos eleitores feirenses, esses tipos de vereadores são, em sua vasta maioria incultos, o que não os capacita exercer um cargo dessa magnitude.

O que eles deveriam, comentam alguns populares, seria procurar evitar, se quisessem mostrar serviço, a derrama e a queima que eles realizam no legislativo, com o dinheiro público.

Além de, em alguns casos, da comprovada existência da prática da enganação através do tráfico da fé. Quando se trata desses aspectos considerados pouco ou nada ortodoxos, eles não são nada parcimoniosos.

Por isso, nunca é demais lembrar a célebre frase proferida pelo presidente Abraham Lincoln: “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.