Antonio Alberto de Oliveira Peixoto nasceu em Feira de Santana, a 03/09/1950. É funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. É autor do livro de contos “Estórias que Deus Duvida”, Ed. Scortecci/SP-2004. Recentemente participou das coletâneas “www.versos&contos.com.br” e “Comuniconteporaneidade”, ambos da Ed. Òmnira/BA-2005.
É articulista do Jornal Grande Bahia, onde escreve semanalmente sobre assuntos diversos.
Publicou também “O Enterro da Sogra”, Ed. Òmnira/BA-2006 e “Único Espermatozóide”, Ed. Òmnira/BA-2008.
É como grande incentivador da nossa cultura que atua como conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, fazendo um trabalho sócio-cultural em favor de comunidades carentes em Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. Membro da ALER – Academia de Letras do Recôncavo – ocupando a cadeira de número 26. Participou recentemente da coletânea “Bahia de Todos em Contos”, Vol. III, Ed. Òmnira/BA-2008.
Estudou Administração de Empresas na Universidade Católica de Salvador, hoje se dedica a literatura de forma a desenvolver a cada dia o seu estilo dialeticamente nordestino.
Roberto Leal Correia
Poeta e Presidente da Fundação Òmnira
Um Menino Franzino do Interior
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, cidadão Feirense, nascido naquela cidade em 3 de setembro de 1950; como é natural na maioria das crianças gostava muito de caçar com estilingue, subir em árvores, tomar banho de riacho e jogar bola (depois do Flamengo, sua maior paixão). Aos 17 anos foi para Salvador, onde graduou-se em Engenharia Eletromecânica pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia, cursou Administração de Empresas na UCSal – Universidade Católica de Salvador. Ainda jovem, porém já muito responsável, contraiu matrimônio aos 21 anos com a Sra. Wanuzia Just e dessa união nasceram os seus três filhos, Luciana, Renata e João Paulo.
Fez concurso público para Agente de Tributos Estadual no ano de 1987 tendo sido aprovado. Quatro anos depois, exatamente no dia 1° de abril de 1991, foi designado para trabalhar na Inspetoria Fiscal de Itaberaba.
Nesta cidade hospitaleira, cheia de calor humano, foi recebido com muita alegria e, como é de seu feitio, fez rapidamente muitas amizades. Amizades estas que ele guarda carinhosamente em seu coração. Inclusive escreveu um livro, “Estórias que Deus duvida”, contando fatos pitorescos da nossa região, sendo que no dia do seu lançamento, recebeu elogios efusivos de todos que se fizeram presentes, pois ele retratou com muita descontração diversas passagens do nosso cotidiano.
Alberto Peixoto mantêm também uma coluna no Jornal da Chapada, onde ele escreve sobre assuntos diversos e é membro fundador da GEUCIC (Grupo de Estudos Ufológicos e Científicos da Chapada Diamantina) onde exerce atualmente o cargo de Vice-Presidente.
Alberto Peixoto, grande personalidade, excelente amigo e de caráter ímpar. E para confirmarmos isto, basta conversarmos com as mais diferentes pessoas para verificarmos o alto grau de estima que o povo itaberabense tem para com ele.
Hamilton Brandão