Segurança no mercado de capitais

Quando se trata de segurança no mercado de capitais, podemos admitir que não se pode garanti-la, porém, quando bem aperfeiçoado e estruturado, este mercado possibilita a recambiação do capital para variados investimentos, permitindo a estabilização de uma parcela maior de projetos produtivos, fortalecendo o desenvolvimento da economia. Do que se pode entender, que a segurança vem através da agregação de valor, ao produto, de forma a torná-lo mais competitivo e globalizado, o que a torna arma indispensável para a sobrevivencia e prosperidade das empresas, assegurando-lhes espaço para desenvolvimento e segurança no retorno do capital aplicado.

Porém, a globalizalção trouxe consigo também uma gama de problemas muito significativos sendo um deles, a saturação no mercado. A carência de conhecimentos de técnicas na produção de grupos comerciais, de capacidade de ajustar-se à variação de estilos de vida e a saturação do mercado, são alguns dos motivos citados pelos peritos para a “morte anunciada” de vários eixos comerciais. Esta saturação, aliada a falta de adaptação e a capacidade de gerir os negócios, induz a insucessos. Outro ponto crucial é o crescimento exacerbado dos centros comerciais.

Enquanto a rentabilidade, destaca-se como uma maneira de exprimir a formação de fundos proporcionados pela produção, após desconto do capital de produção, grande parte das organizações está interessada que, com um mínimo de ativos, seja produzido um maior resultado. É o conhecido “Earning Power”, um indicador que também pode ser útil no cálculo da rentabilidade, importante na determinação da estrutura de capitais ou do endividamento das organizações, possibilitando avaliar se um aumento de endividamento é potencial ou amortece a rentabilidade dos capitais próprios da organização. Se o custo do capital de terceiros for inferior a esta relação, um aumento da dívida torna a rentabilidade dos capitais próprios, melhor. Sendo superior, um aumento do crescimento do endividamento prejudicaria a rentabilidade dos capitais próprios, reduzindo a rentabilidade financeira.

Leave a Comment

Filed under Textos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.