
FOTO: Arquivos Google
Foi publicado um artigo no Notícias UOL sob o título: “O Jair que há em nós”: Bolsonaro dá voz ao que há de pior nos brasileiros. Redigido por Ricardo Kotscho, jornalista e colunista do UOL.
Dificilmente se encontra um artigo falando sobre um assunto com tanta propriedade. Realmente o “mito” Bolsonaro é o retrato fiel de grande parte da sociedade brasileira.
Quando abre a boca para dejetar suas asneiras, agredir jornalistas, retrata ipsis litteris, o verdadeiro perfil do brasileiro, sem distinção de classe, que elegeu um presidente com mania de despachar através do Twitter e promover entrevistas em um cercadinho – tipo um galinheiro – arrodeado por seu gado, em frente do Palácio do Planalto, de onde despacha toda comunicação oficial.
Pelo nível do representante deste povo, pode-se saber as suas caraterísticas. Medíocres, alienados, desprovidos de inteligência, racistas, homofóbicos, xenofóbicos, entre tantos outros adjetivos que qualificam seu baixo QI.
Infelizmente este distúrbio cultural não é algo próprio do cidadão comum brasileiro. Encontra-se também em em larga escala nos meios políticos. Ao ser cogitado o impeachment de Bolsonaro, o deputado bolsonarista Bibo Nunes (PSL/RS) retrucou: “É uma piada querer o impeachment de Bolsonaro. Quer piada? Conte uma de português. […] Quer piada? Conte uma do português que é melhor…”, rosnou o deputado federal Bibo Nunes.
Mas será que são mesmo os nossos irmãos lusitanos os burros? Não foram os portugueses que elegeram o chefe da “famiglia” Bolsonaro presidente do Brasil! Segundo o jurista baiano Ruy Barbosa, um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, “Há tantos burros mandando em homens inteligentes, que às vezes fico pensando que a burrice é uma Ciência”.
“Bolsonaro, na verdade, representa não sua negação (da velha política). Ele é a materialização do que há de mais nefasto, mais autoritário, mais inescrupuloso do sistema político brasileiro. Mas ele está longe de ser algo surgido do nada ou brotado do chão pisoteado pela negação da política, alimentada nos anos que antecederam as eleições” – Ricardo Kotscho, jornalista, colunista do UOL.
Enfim, os brasileiros, até mesmo os que não são culpados, estão pagando por esta burrice que boa parte da população cometeu.
Alberto Peixoto, Escritor – comendadoralbert@bol.com.br
