Ideologia política

Segundo alguns autores, ideologia é uma palavra empregada com uma pluralidade que contém o significado ou um composto de conceitos e pensamentos, doutrinas e percepções do universo de uma pessoa ou um grupo de indivíduos, dirigindo suas ações, principalmente sociais e políticas.

Segundo Karl Marx: “a ideologia pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento – e não da força – de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade”.

Podemos também conceituar ideologia como a busca por um ideal, no caso em questão, um ideal político. É a visão que o político tem para combater os problemas da sociedade – teoricamente falando. É fundamental executar, através do cargo que lhe foi outorgado pelos que o elegeram, um trabalho honesto – o ideal seria sem visar lucros, apenas uma ajuda de custos – ajudando a construir uma sociedade melhor, mais organizada, com mais cultura, respeito e, principalmente, com dignidade.

Para isso seria essencial que a ética estivesse em primeiro plano. Infelizmente, não é o que se observa na política atual do País. Basta abrir os jornais ou assistir aos telejornais, que a todo momento invadem nossos lares, e encontramos notícias de Deputado (a) que mudou de um partido de esquerda para outro de direita, no outro dia já retornou para um de esquerda, mais radical, um outro que levava, sempre no dia do aniversário, presentes para o senador e de repente vai para um partido de centro, muda para a esquerda, troca de domicílio eleitoral, por conveniência retorna ao antigo domicílio… e o conceito de Ideologia Política foi para o espaço. Que o amigo leitor me desculpe, mas… a política partidária brasileira virou um mangue.

Prefiro o conceito de Karl Marx, sobre ideologia quando diz que: “forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade”. Esta alienação ou endoidecimento está levando os eleitores a elegerem todo tipo de candidato, sem nenhum preparo político, cultural, sem ética e com opções esquisitas. Precisamos rever nossas decisões diante das urnas ou jamais teremos um Brasil de verdadeiros cidadãos do mundo.

Leave a Comment

Filed under Textos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.