Na realidade, toda essa imbecilidade é fruto dos apelos de uma sociedade capitalista onde predomina as estratégias de um marketing violento.
Segundo frei Beto, domingo é o dia nacional da “imbecilização” coletiva. Uma grande quantidade de imbecis perde a tarde diante da TV, assistindo a um apresentador imbecil, entrevistar, no palco, outro imbecil. A mídia tenta vender a felicidade através da ilusão de que ela é resultado da soma de diversos tipos de prazeres.
Na realidade, toda essa imbecilidade é fruto dos apelos de uma sociedade capitalista onde predomina as estratégias de um marketing violento. Quem não usa um tênis de “marca”, um jeans de griffe, não freqüenta os Shoppings Centers, não vai ao Mac Donald, é considerado pelos imbecis como um ultrapassado que parou no tempo.
Frei Beto esqueceu dos imbecis que compõem as torcidas organizadas dos diversos clubes de futebol que saem, teoricamente, para curtir uma tarde esportiva e acabam digladiando-se, transformando as arquibancadas dos estádios e até as vias publicas circunvizinhas à praça de esportes em um campo de batalha – infelizmente, acontecem até óbitos – dos que tomam todas e saem dirigindo um veículo, causando acidentes e da grande contribuição dada por Xuxa, todas as manhãs, com seu programa tosco.
Se observarmos a quantidade de futilidades publicadas no Orkut, ou divulgadas por E-mail, que geralmente é aceita como verdade absoluta, chega-se à conclusão que está sendo criada, a passos largos, uma geração de dementes com absoluta falta de atitude. Alguns atribuem este “fenômeno” monstruoso ao mau uso da internet e dos demais veículos de comunicação
Na realidade, por que esta situação ocorre no Brasil? Porque o nosso governo não tem nenhum interesse em fazer um investimento maciço em educação e cultura. Para que esclarecer aqueles que, por falta de conhecimento, são mais fáceis de serem manipulados? Urge que se mudem as regras do jogo, imediatamente.
Dedico este texto à minha grande amiga Vivi Lins de Brasília-DF