Estamos vivendo o terceiro milênio onde o avanço tecnológico tem sido uma constante. No campo da eletrônica e da informática, a expansão tecnológica é imensurável, na astrofísica ou engenharia cósmica, o homem continua no seu desafio de superar limites, mas sem a existência das fronteiras espaciais intransponíveis. Na medicina, operam verdadeiros milagres. Infelizmente, o desenvolvimento mental do homem não tem acompanhado esta incrível escalada tecnológica. Se traçarmos um paralelo entre o avanço tecnológico e o mental obtido nestas últimas décadas, concluiremos que somos homens medievais, pilotando naves avançadíssimas.
Fruto de uma sociedade materialista ao extremo, o homem em sua luta devastadora e desumana, destrói com suas armas atômicas a camada de ozônio pondo em risco a vida e todo equilíbrio ecológico do planeta, armas que poluem e empobrecem o solo, eliminando assim, as fontes de alimentos e tornando enfim, o jogo da vida cada vez mais difícil.
Como resultante desta ação criminosa do ser humano, o tão saudável jogo da vida foi transformado em uma batalha que no final, quem poderá afirmar ser vencedor ou vencido? Que tipo de sucesso poderá caracterizar aquele que venceu? Será o que vende drogas enriquecendo cada vez mais às custas do sofrimento alheio ou o que vive de forma humilde combatendo este ato vil? O que devemos fazer para transformarmos este triste quadro de retrocesso mental?
Sairemos deste quadro de estagnação mental – para não falar retrocesso – quando formos menos materialistas e dermos o valor merecido à vida. Peçamos a Deus que nos ilumine e nos abençoe cada vez mais, abrindo não só os nossos olhos, mas principalmente, os nossos corações para que possamos ver o mal que fazemos a nós mesmo, a toda vida existente na terra e por este vasto universo.