Estagiário – Capital Inicial

O estagiário pode ser uma ótima solução para as empresas ampliarem, de forma eficiente, o seu desempenho operacional e melhorar as suas funções práticas com técnicas inovadoras de gestão trazidas por estes acadêmicos. O administrador moderno entende que o estagiário, além de fôlego renovado, tem a seu favor o fato de chegar com todo o “gás” e querendo mostrar serviço, ele está na organização não só para aprender, mas também para contribuir com a modernização da empresa, expondo novas idéias para projetos, gerando propostas mais modernas para corrigir falhas, dando às organizações a possibilidade de estarem próximas das informações acadêmicas, de novos conceitos, proporcionando as empresas uma melhor possibilidade para encarar a chamada “guerra por talentos”.

O estagiário possui habilidades a serem descobertas e que devem ser conservadas e aperfeiçoadas, pois elas constituem o seu capital intelectual que é também conhecido como capital humano. Este capital intangível, de forma muito rápida, se converte em conhecimentos e métodos, transformando o capital humano no recurso organizacional fundamental para a empresa, servindo de matéria prima ou “capital inicial” que no futuro vai servir como base fundamental para os negócios da organização.

O capital intelectual intrínseco no estagiário e que será transformado em capital inicial da organização através de um investimento de baixo custo, é considerado, por alguns autores, como uma qualidade muito importante e decisiva. Mais até, do que o capital financeiro, outrora considerado como fundamental e indispensável, porém com a modernização dos programas de estágios e a capacitação dispensada a esses “futuros profissionais”, tornando-os mais qualificados e eficientes, foi possível proporcionar à organização o retorno desejado e ao estagiário a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos pondo em prática a teoria adquirida na academia e integrar-se a uma profissão.

É essencial ao estagiário aproveitar todas as oportunidades que lhe são concedidas pela organização para enriquecer o seu currículo. Também é indispensável aprimorar a sua visão organizacional, tornando-a mais clara, para poder contribuir de forma mais positiva com as metas e objetivos da empresa. Deve sempre estar na busca por adquirir a sua qualificação e complementação da sua formação profissional. As habilidades adquiridas pelo futuro profissional o encaminharão para seu autodesenvolvimento, uma vez que o estágio completa a sua formação acadêmica, garantindo a qualidade que vai torná-lo no capital intelectual da organização.

Leave a Comment

Filed under Textos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.