A Lava Jato e a Lei do Retorno

A história dá o merecido direcionamento àqueles que emergem do desconhecido para o estrelato. A inflexibilidade do reverteres da vida faz com que quem nunca teve estopa para manter-se no apogeu a que fora içado, retorne ao verdadeiro status: o nada.

A sociedade insatisfeita com a classe política, que hora ou outra, é pega com alguns componentes envoltos em corrupção , cria ídolos de barro em contraponto à prática anti-republicana da velha política: o toma cá dá lá, abastecido pelos orçamentos secretos, emendas parlamentares e outros arranjos governamentais que em síntese, é malversação de dinheiro público, tais maracutaias dão vida aos heróis de capa e revista que são alçados a paladinos de determinadas causas moralistas, cujo mantra é sempre, o combate à corrupção.

Como rapidamente surgem qual meteorito e caem no epicentro dos notáveis (vestais dos bons costumes e moralidade) num piscar de olhos, submergem para o lodo, o lixo da história, do qual, nunca deveriam ter saído.

O tempo traz em alguns momentos, aqueles que são ungidos a salvadores da pátria, sob sua proteção: Os incensando, os idolatrando, os pondo sob os holofotes da mídia, os elegendo novos super-homens e super-mulheres com poderes para mudarem o mundo. Num passe de mágica, transformados em celebridades, requisitadas para seminários e palestras, enriquecendo à custa de dourados adjutórios, regiamente bem pagos por instituições que gravitam em torno do dinheiro.

Viu-se à larga , o mundo dourado dos procuradores e procuradoras da lava jato que dominava a cena do jogo, eletrizava o Brasil , e nesse dourado mundo, o habit do ex-juiz lavajatista da Décima Terceira Vara Federal de Curitiba, o Sérgio Moro, como se fora essa turma , seres de primeira grandeza, provindos doutras esferas, festejados, endeusados , tidos como exemplo de homens e mulheres especiais — respeitados, honestos, acima de qualquer suspeita e outorgados a defensores da ordem e da justiça ; alguns , enchendo as burras através palestras pagas a preços exorbitantes, que o digam, o ex-coordenador da extinta República Curitibana e o ex-juiz da Decima Terceira Vara Federal de Curitiba.

.Vimos nefasto filme estrelado no Brasil por bom tempo, viu-se servidores públicos da Justiça e do MPF, pessoas simples, infladas aos píncaros da glória, tendo uma importância superestimada, criaturas tais, festejadas à exaustão, fanaticamente aclamadas, a ponto de serem sugeridas por quem as engrandecia, para voos mais altos — a política, à qual lançaram farpas contra ela, a demonizando.

Fomos assistindo a uma opera bufa, um filme de mocinhos e bandidos, de criminosos e defensores da lei. A lava jato ditava as regras do jogo. Acusava. Prendia. Fazia pressões a determinados presos, torturas psicológicas para lhes arrancarem respostas que muitas vezes não tinham, ou para entregarem alguém inventando narrativas. Era a prática das espetacularizações midiáticas, dos linchamentos midiáticos de reputações somados aos abusos de prisões provisórias a perder vista, das conduções coercitivas. Pintavam um quadro como se vivêssemos em um outro mundo, o mundo fantástico da República de Curitiba, onde a Justiça se fazia presente, onde a lei se cumpria, onde os representantes do Ministério Público (a Força Tarefa curitibana), do Judiciário ( Decima Terceira Vara Federal de Curitiba), já não eram considerados pessoas normais, foram ungidos a seres especiais, a deuses do Olimpo a reinarem na Poli-Jus ( República de Curitiba).

Felizmente, algo que não estava ao nosso alcance, coisa do imponderável , o Walter DELGATTI, com os vazamentos dos dados de celulares hackeados dos heróis lavajatenses, mudou o rumo de algumas gloriosas estórias, mostrou que determinadas personagens eram ídolos de barro construídos no arcabouço de mentiras, truques, armações, invencionices ,endeusamentos , obra e graça da grande mídia, sob aplausos e os holofotes cúmplices, a inserçar seus fabricados astros, e até fazerem vista grossa a seus desmandos ( os exageros cometidos às expensas da lei).

0 filme terminou com a Lava Jato jogada às traças, no lixo da história, desmascarada a sua farsa, seu víeis político-partidário e persecutório a quem. não tinha por sua corrente preferencial e seus principais atores no limbo: O Moro julgado incompetente e parcial pelo Supremo Tribunal Federal, patinando na política sem saber se será candidato ou não… A verdade é que os hackers de Araraquara puseram uma pá de cal na pretensão do ex-juiz curitibano de ser presidente do Brasil EX-COORDRNADO DA FORÇA TAREFA DA LAVA JATO CONDENADO A INDENIZAR LULA na ação do PowerPoint , ambos transitando livres à procura de um cargo político que lhes dê foro especial, algo que diziam abominar .

Assim é a vida: A LEI DO RETORNO

Jucklin Celestino Filho

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.