Lula será eleito e empossado/ Por Sérgio Jones*

Parte da grande imprensa está surfando na onda do sensacionalismo ao colocar em suspeição se caso eleito Luiz Inácio Lula da Silva tomará posse. Se não haverá alguma reação contrária por parte das Forças Armadas do Brasil.

Acredito que não, os motivos são muitos para que os milicos não intercedam no processo democrático brasileiros. Poderia apontar inúmeras razões para que isso não ocorra. Primeiro o fato de não existir um clima favorável internacional; segundo a incapacidade e a falta de qualificação comprovada deles para assumirem uma tarefa desse nível e grau de responsabilidade. Por fim irá prevalecer a vontade soberana do povo.

Digo isso sem mencionar o fato de que o atual presidente genocida Jair Bolsonaro não goza de nenhum prestígio junto às forças armadas para promover, incitar e comandar um golpe militar. Ele não dispõe de capacidade moral e intelectual menos ainda, para tanto.

Os milicos podem ser, parte deles, um bando de cabeças tortas como muito bem ficou evidenciado durante o golpe de 64. Mas acredito que por várias razões, não vão querer pegar essa batata quente.

Em uma eventual tentativa de golpe ficarão eles totalmente isolados. O que fará com que o país, que já se encontra no fundo do poço, se torne ingovernável.

Quanto à questão que vem incisivamente sendo anunciado pelos grandes jornalões de que integrantes das Forças Armadas têm sido consultados sobre o que ocorrerá no Brasil após uma possível vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Essa afirmação faz parte de um tipo de sensacionalismo barato. Tal possibilidade seria interpretada como um tipo de ritual patético em que se procura dar um certo grau de importância a quem não tem.

Essa possibilidade de golpe se apresenta com uma característica peculiar que contêm caracteres e formas de uma espécie de Ópera Bufa. O que fica patente é que nada nem ninguém impedirá o vencedor, qualquer que seja ele, de assumir a cadeira no Palácio do Planalto. C’ este fini.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.