Colbert: Pagamento de campanha ou insanidade mesmo/Por Carlos Lima

UM FAZ RIR O OUTRO CHORAR

Fazendo um rápido levantamento entre os dias 29 de novembro e 9 de dezembro, o município de Feira de Santana de Santana registrou mais  1.573 novos casos da Covids-19.
Esses números confirmam aumento de mais de 50%, em relação ao mesmo período, anterior ao dia 29 de novembro.
É irrefutável que este fato justifica adoção de medidas restritivas em algumas situações. Dentre elas o funcionamento do comércio.
Seria uma atitude mínima, que estaria demonstrando equilíbrio administrativo e preocupação na preservação da saúde e da vida dos feirenses.
Infelizmente não é o que acontece. A administração do município pode ser considerada criminosa. É qualificação que circula entre a população local.
Os motivos para essa tipificação foi reforçado nesta quinta-feira (10) em publicação no Diário Oficial do Município, através do Decreto Especial do prefeito Colbert Filho para o funcionamento do comércio até a véspera de natal.
Está assegurado a partir de hoje, (10) abertura do comércio das 8 até às 20 horas de segunda a sexta, no sábado e domingo, o funcionamento será das 8 às 16 horas.
Os shoppings abrem no seu horário normal até às 22 horas e no domingo das 12 às 21 horas.
O dia 25 de dezembro, feriado, tudo estará fechado.
O agradecimento.
As eleições foram realizadas, o prefeito alcançou seu objetivo, é chegado o momento de recompensar a classe empresarial, seus investidores e proprietários dos currais financeiros que controlam grande parte da  votante.
O povo é massa de manobra e já cumpriu sua finalidade. Daqui a dois anos, nas próximas eleições, se houver interesse serão tangidos para curral, mais uma vez, e assim se sucede.
O covid-19
Feira de Santana e sua rede municipal de saúde é cruel quando se trata de assistir pacientes com suspeita de Covid-19, principalmente na realização de testes, atendimento em unidades de saúde e acompanhamento durante quarentena domiciliar.
O planejamento é praticamente inexistente e já estamos na segunda onda de contágio.
A competência mais expressiva da Secretaria de Saúde do município é mascarar e tentar encobrir o desvio de 100 milhões de reais, além de deixar seus servidores vulneráveis ao contágio do Covid-19.
A incompetência do gestor e da secretária de Saúde em aplicarr as recomendações da OMS, tanto no fortalecimento da vigilância em Saúde quanto na Atenção Primária, com certeza teria evitado internações e mortes provocadas pelo coronavírus.
Um dos fatos não levados em consideração foi à separação de fluxos (pacientes) em UPA’s, UBS’ e Unidade de Saúde da Família. Pacientes com suspeitas de Covid-19 e outras patologias ficam no mesmo ambiente e passam horas para serem atendidos. Esses fatos podem ser facilmente comprovados.
Essa divisão é uma das recomendações primárias da OMS que em Feira de Santana foi negligente, permitindo inúmeros pacientes fossem contaminados e ficassem receosos de procurar a rede Municipal de Saúde, além da grande dificuldade imposta para que os testes fossem realizados.
Deve ser aplicado em qualquer cidadão que apresentasse qualquer tipo de sintoma relacionado com o Covid-19.
Assim como a separação da Vigilância de fluxos em UPA’s, UBS’s e hospitais para pacientes com patologias não Covid-19 e com Covid-19. Com essa divisão, a população não teria medo de procurar a saúde pública e sair contaminada.
Essa segunda onda que se inicia no município é superior a primeira, os números de infectados comprovam.
O maior agravante dessa gestão é não ter se preocupado na capacitação para enfrentar a pandemia da Covid-19 e nem ter montado uma estratégia capaz de atende, acompanhar e monitorar a demanda que pode ser provocada pelo coronavírus.
Como o presidente da República Jair Bolsonaro, Colbert Filho, seu aliado, banalizou a epidemia e contribui para que mais de 178 mil pessoas mortas pela pandemia no país, sejam apenas números.
Não terminou. Essa história ainda será contada.
Recebemos a alguns minutos que o boletim Epidemiológico sobre o Covid-19 em Feira de Santana nesta quinta-feira, bateu recorde desde o início da pandemia com 300 novos casos positivos.
E agora prefeito. Atende os seus parceiros empresários ou salva a população?
Carlos Lima – Jornalista

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.