Suspeição de corrupção na coleta de lixo em Feira parece não ter fim /Por Sérgio Jones*

Prefeitura Municipal de Feira de Santana/BA

A impunidade associada com a comprovada leniência da justiça no Brasil tem sido um dos principais vetores que vem favorecendo e servindo de estímulo para todo tipo de crime existente, em especial no tocante a tão difundida prática da corrupção.

As denúncias sobre as diversas práticas consideradas ilícitas, com relação a coleta de lixo em Feira, são suspeitas que envolve o poder público não é de agora, é antiga e do conhecimento de todos. O mesmo acontece com o setor de saúde e de muitos outros.

O mais incrível é que por anos os escândalos se sucedem de forma contínua e até o presente momento, tudo continua como dantes no castelo de Abrantes. Nenhuma apuração séria tem sido feita objetivando apurar os prováveis crimes.

Mais uma vez, suspeitas sobre abuso de poder e práticas consideradas nada legais continuam existindo. Recentemente a Construsete Construtora Ltda. ameaçou recorrer à Justiça para tentar suspender a licitação programada para esta sexta-feira (21), com o objetivo de selecionar a empresa responsável pela coleta do lixo em Feira de Santana. O certame está sendo realizado pela Prefeitura Municipal e tem valor superior a R$ 123 milhões.

Situação semelhante aconteceu em 2019. Quando essa mesma empresa recorreu à justiça e teve o seu mandado de segurança deferido por determinação do juiz da 2° Vara Pública da Fazenda, Gustavo Hungria.

A história, ao que parece, volta a se repetir. Além de apresentar pedido de impugnação do edital, a Construsete Construtora Ltda. está ingressando com medida judicial e representação junto ao Ministério Público (MP).

A empresa aponta várias irregularidades no edital, além de denunciar favorecimento à empresa Sustentare Saneamento S/A, que coincidentemente atua em Feira de Santana há cerca de 20 anos.

Período de tempo equivalente ao que o grupo político comandado pelo ex-prefeito José Ronaldo se assomou ao poder e desde então, vem praticando todo tipo de mando e desmando no município. O que torna a situação bastante suspeita e abre espaço para todo tipo de comentários.

O povo, ou pelo menos parte dele, já é sabedor das possíveis maracutaias existentes. Comentários depreciativos afloram entre o populacho quando o tema em questão é coleta de lixo na cidade.

Boatos circularam pela cidade de já ter havido desentendimentos entre políticos, algum tempo atrás, devido a disputa de quem ficaria com o repasse de propina no valor de cinquenta mil reais, por mês.

Ao que deixa transparecer é que só a justiça não tem sensibilidade e disposição para apurar tais fatos. Enquanto isso não acontece, os podres poderes continuarão chafurdando, prazerosamente no lixo.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.