Professor do IFBA publica artigo sobre covid-19 e cidades inteligentes em revista internacional

Reitoria do IFBA em Salvador

O Professor do campus Valença do IFBA, João Paulo Peixoto, publicou o artigo “The COVID-19 Pandemic: A Review of Smart Cities Initiatives to Face New Outbreaks” na revista Científica IET Journal, em parceria com o professor Daniel Costa, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O artigo aborda o uso de tecnologias de cidades inteligentes no combate de pandemias, como a covid-19, e outras emergências de saúde. “Nós pesquisamos e listamos as tecnologias usadas nas principais cidades inteligentes que ajudaram ou estão ajudando a conter a curva de contaminação da covid-19. As cidades que já estavam preparadas para problemas de saúde pública com tecnologias de cidades inteligentes conseguiram passar pelo problema mais facilmente”, explicou o docente.

A respeito do conceito de “cidade inteligente”, Peixoto explica que são cidades que fazem uso de tecnologias como redes de sensores, internet das coisas, aplicativos de celular, sistemas computacionais para gerenciar seus recursos e melhorar a vida dos cidadãos. “Em uma cidade com monitoramento inteligente de tráfego e acidentes, após um sistema detectar um acidente grave de trânsito, ele pode acionar os semáforos e avisos luminosos da cidade para liberar o tráfego para uma ambulância, desde a garagem até o local do acidente.”, exemplificou.

João Paulo é professor de Ciência da Computação e tem como focos de pesquisas  redes de sensores sem fios, internet das coisas e cidades inteligentes. O docente também integra a equipe do Laboratório de Aplicações e Redes Avançadas (Lara) da UEFS, sob coordenação de Daniel Costa.

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.