Papo de escritor UBESC em Cachoeira/ Por Roberto Leal

Acontecerá dentro na “Semana da Boa Morte”, na Portuário Atelier Editorial (Rua Benjamin Constant, 05 – Ladeira da Cadeia, em Cachoeira/BA-Brasil), o “Papo de Escritor UBESC”, em comemoração ao  quinto aniversário da União Baiana de Escritores, dia 15 de agosto (quarta-feira), às 16 horas, com as participações da professora e escritora Jovina Souza e do jornalista, escritor e editor Roberto Leal.

Dentro do Projeto Atelier de Leituras (Especial de Agosto), teremos um bate papo diferente, mediado pelo poeta e agitador cultural João Vanderley de Moraes Filho, voltado para a temática negra, com uma rica alusão a África e o processo de discriminação racial brasileiro, além de uma exposição de obras literárias dos participantes e de autores negros africanos, em uma tarde de autógrafos.

O evento será realizado pela Portuário Atelier Editorial e UBESC – União Baiana de Escritores e tem o apoio do Instituto Hori, Revista Òmnira e Movimento Literário Kutanga/Angola. Mais informações (71) 98736-9778 ou pelo e-mail lealomnira@yahoo.com.br

Jovina Souza: é especialista em Estudos literários e mestra em Teoria e Crítica da Cultura e da Literatura

Jovina Souza nasceu no Estado da Bahia, mora atualmente em Salvador. Graduada em Letras vernáculas, concentrou seus estudos em Literatura brasileira e Teoria literária. É especialista em Estudos literários e mestra em Teoria e Crítica da Cultura e da Literatura. Dedica-se a escrever poemas, contos e textos acadêmicos.

É professora e poetisa, iniciou sua luta contra o racismo ainda criança no seio da família e continua sem interrupção.  Seu primeiro livro intitulado “Agdá” foi publicado em 2012, seu mais novo trabalho é a obra literária “O caminho das estações” Ed. Mondrongo/BA-2018. A escritora tem textos publicados em várias coletâneas e antologias, dentre elas Cadernos Negros (Quilombhoje/SP-2017) e Com Amor & Luta (Ed. Òmnira/BA-2017) e nas redes sociais.

Roberto Leal é jornalista, escritor, poeta, repórter fotográfico, editor, ativista cultural e palestrante

 

Roberto Leal é jornalista (DRT/BA 3992), escritor, poeta, repórter fotográfico, editor, ativista cultural e palestrante, nascido em Salvador/Bahia, in Brasil, hoje residindo em Angola. Autor de Cárcere de Poemas  – 2000 e  C’alô & outros poemas – 2012 ambos esgotados e C’alô & Crônicas Feridas – 2018/4ª Edição, todos pela Ed. Òmnira/BA-Brasil. Foi colaborador em jornais como Bahia Hoje, A Tarde, Tribuna da Bahia e Correio; revistas e periódicos no Brasil e exterior; é editor da revista brasileira de Literatura “Òmnira” –  que na língua Yorubá quer dizer: Liberdade.

É organizador de centenas de coletâneas e antologias em poesia e conto, no Brasil e em Angola/África. Recebeu em novembro de 2014 o título de “Embaixador da Literatura Brasileira” em Angola, pelo Movimento Viv’Arte do Uige, é também fundador do Movimento Literário Kutanga/Angola e presidente da UBESC – União Baiana de Escritores.

Foto: Jovina Souza por Roberto

LealRoberto Leal (Divulgação)

 

 

 

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.