Jovina Souza Lança “O Caminho das Estações”/Por Roberto Leal

A escritora Jovina Souza lança livro “O Caminho das Estações”

Foi lançado no Instituto Cultural Brasil Alemanha no passado dia 20 de julho (sexta-feira), às 18 horas, na Biblioteca do Instituto Goethe, o livro de poesias “O Caminho das Estações”, da professora e escritora Jovina Souza, a obra literária que é composta por 70 poesias, vem apresentar ao público leitor uma biografia poética, dentro das quatro estações, um raio-x do eu feminino, um eu de mulher negra ecoado n’uma massificante batalha contra o branqueamento da sua raça e a discriminação que segue dizimando o povo preto e pobre da periferia.

A poesia e a Literatura de Jovina Souza estão infestadas de manifestações de luta, dando mostras de um discurso pelo real combate ao racismo e da conscientização do povo negro, dentro da importância de valorização e preservação da pele preta. Na publicação seus trabalhos em destaque são poesias assim intituladas: “Mulher negra em movimento”, “À moda preto e branco”, “Preto na branca” e sua poesia mais assediada por leitores e simpatizantes “Biografia do meu cabelo”, com a qual se tornou muito conhecida na sua trajetória, dentre tantas outras.

Noite de autógrafos muito concorrida

Jovina Souza é Graduada em Letras Vernáculas, tem seus estudos concentrado na Literatura brasileira e Teoria literária. É especialista em Estudos literários e mestra em Teoria e Crítica da Cultura e da Literatura. Dedica-se a escrever poemas, contos e textos acadêmicos. Iniciou sua luta contra o racismo ainda criança no seio familiar e continua mais intensa a cada debate, a cada obra, a cada trabalho realizado. Seu primeiro livro “Agdá” foi publicado em 2012. Tem textos publicados em várias coletâneas e antologias, dentre elas Cadernos Negros (Quilombhoje/SP-2017) e Com Amor & Luta (Ed. Òmnira/BA-2017), como também nas redes sociais.

Dentro da programação do evento tivemos sessão de autógrafos com recital e leitura de poesias e poemas, musica ao vivo e um bate papo com a autora, com as presenças dos poetas Caca Novaes, Douglas De Almeida, Jocelia Vândala Fonseca, Rejane Souza, Valdeck Almeida De Jesus Lotado, Landê Onawale, Luis Carlos de Oliveira, dentre outros. O evento teve o apoio do Movimento Literário Kutanga/Angola e da UBESC – União Baiana de Escritores.

Fonte: ASCOM/Revista Òmnira 

Texto: Roberto Leal

Fotos: Roberto Leal e Yuri Cardoso

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.