O marketing, a produção e a logística

O marketing, a produção e a logística formam um triângulo intrínseco onde se interiorizam tornando-se interdependentes. As fronteiras entre o marketing, a produção e a logística não são bem definidas. Já entre o marketing e a logística, alguns autores consideram que o marketing é um seguimento da logística e a mesma, parte do marketing, sendo que a logística é uma função de marketing, e que estes dois conceitos encontram-se sempre ligados, fazendo cada um as suas funções.

O marketing preocupa-se em tratar da satisfação e da fidelização do cliente ao passo que a logística incrementa o serviço ao cliente. Um marketing eficiente em uma empresa logística e com bons serviços prestados por esta, institui uma excelente relação entre o cliente e o fornecedor, criando um bom elo para as relações institucionais causando no consumidor uma satisfação maior pelos produtos e serviços das empresas logísticas. Por consequência há um incremento no setor de produção e serviços.

O marketing é importante, porém se não houver um bom serviço logístico não atinge seus objetivos e não fideliza o cliente. É por meio de um bom serviço logístico que o cliente valoriza a empresa. Uma empresa com um excelente marketing e com serviços inferiores não prospera no mercado, ao contrário de uma empresa com bom serviço logístico poderá progredir no mercado, mesmo com um marketing inferior ou ausente.

A logística fundamentada no marketing encontra-se nos serviços que a mesma pode executar dentro da concepção dos 4P´s do Marketing, ou seja: preço, produto, promoção e praça. A logística encontra-se em todas estas ferramentas auxiliando a agregar valores no produto ou serviço.

Leave a Comment

Filed under Textos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.