O Empreendedor

Conforme relata Fernando Dolabela, Professor Doutor da Fundação Dom Cabral, em seu livro Sonhos e Riscos Bem Calculados, “mapas e sonhos podem sugerir tesouros no fim do arco-íris. Eles existem de fato, mas somente para quem entender que a grande magia empreendedora acontece na busca, e não na chegada. Fazer acontecer dá trabalho”.

Podemos definir o empreendedor como aquele que não tem medo de desafios, para ele não existem barreiras intransponíveis, problema é o seu principal motivador; o empreendedorismo faz parte do seu DNA, está intrínseco em sua alma. Possui um modo peculiar e inovador de se empenhar nas atividades da organização, sempre voltado para a geração de riquezas, transformando conhecimentos em novos produtos, os problemas em tarefas onde ele se sinta estimulado e realizado, e vê nesta ferramenta a principal arma contra a miséria.

A principal característica do empreendedor é a transformação de idéias em realidade, fogem ao princípio do imutável, estático. O dinamismo é o seu lema e seu estilo de vida razão pela qual, às vezes é confundido como pessoa ansiosa e exagerada. Para o empreendedor o impossível não existe. Qualquer situação é impossível até surgir alguém que a transforme em possível. Tem como princípio quebrar regras com muita dedicação e empenho. Sempre tem uma nova idéia.

No ambiente do empreendedor o erro é seu principal aprendizado. Não errar é sinônimo de que as coisas não estão indo bem, não está criando, ou seja, está sendo repetitivo no que faz, não evolui, não faz algo de novo. Em sua filosofia de vida, aquele que não erra não cria nada de novo e o novo é essencial para o crescimento em todos os sentidos.

Ainda nos ensina Fernando Dolabela que: “sonhar e arriscar faz parte da vida do empreendedor”. Inovar é o seu lema, modificar, com sua tradicional forma de agir, qualquer segmento do conhecimento é outro motivador em sua trajetória em busca do novo, de transformar o impossível em possível. Para o empreendedor o ser é mais importante do que o saber. Correr risco é parte intrínseca da natureza do empreendedor e estes, estão intimamente ligados aos conceitos de mudanças, tornando a organização mais efetiva, dinâmica e competitiva.

Leave a Comment

Filed under Textos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.